Experiências

 

Os ovos flutuam?

Claro que sim. Precisas de um ovo fresco, 1 copo de água e 3 ou 4 colheres de sopa com sal. Coloca o ovo dentro do copo de água e acrescenta o sal. Mistura e verás como o ovo vai subindo lentamente.

Porquê? O ovo é mais pesado do que a água doce. Quando o sal se dissolve na água, a densidade dela aumenta. O ovo torna-se então mais leve do que o líquido que o manteve no fundo inicialmente. Por isso, o ovo sobe.

Os ovos flutuam
Os maiores ovos são os das avestruzes. Basta 1 ovo de avestruz para fazer uma omeleta para 12 pessoas.

O que sai da sombra?

Não tens um animal de estimação? Mas podes ver a sua sombra na parede! Com as tuas mãos, experimenta fazer a sombra de um gato, de um coelho, de uma ovelha ou de um cão. Projecta a luz da lâmpada para uma parede e põe as mãos à frente da lâmpada. Para fazeres um espectáculo, pendura um pano e ilumina-o com a lâmpada. Coloca-te à frente da lâmpada e instala o público do lado oposto. Podes apresentar uma peça de teatro com animais com um amigo, por exemplo.

O que sai da sombra

A seco!

Põe um guardanapo num dentro de um copo, volta-o ao contrário e mergulha-o na banheira ou numa bacia. Vais ver que o guardanapo não se molha.

O ar contido no copo empurra a água.
A água não entra e, por isso, o guardanapo não se molha.

O investigador Hans Hess usou esta descoberta para estudar os fundos marinhos.

A seco

Um artista muito fresco

Quando há gelo lá fora, podes fazer coisas giras com a água.

Por exemplo, um copo para velas em gelo.
Como fazer: recorta uma garrafa de plástico e enche a parte de baixo com água. A seguir, cola um copo de plástico na garrafa com fita adesiva. Decora colocando na água alguns ramos de abeto ou folhas. Põe tudo lá fora, onde faça mesmo muito frio.

Depois de bem gelado, deita um pouco de água a ferver no copo para o descolar. Põe uma vela no buraco que fica. Aí tens uma bela iluminação para receberes os teus convidados para o Natal... ou o próprio Pai Natal!

Um artista muito fresco